Inconsciente Consciência

29/03/2010 23:27

 


Inconsciente Consciência
 
William Buonani Gouveia
10/02/2010

Não somos basicamente animais racionais?
Pensando em Freud e na Psicanálise,o raciocínio é uma função do ego.E o universo emocional está no inconsciente.O inconsciente(Id) contém tudo que é herdado,que se encontra presente no nascimento,está na constituição psíquica.É a estrutura da personalidade original,básica e mais central.O Id fica exposto às exigências e demandas do corpo,assim como as ações do ego e superego.O inconsciente é atemporal,polimorfo(que pode varia de forma),amorfo(sem forma definida),amoral,caótico e desorganizado.No id está guardado toda a energia da personalidade de uma pessoa.O ego é a parte do aparelho psíquico que se relaciona com a realidade externa(O mundo sensorial,ver,cheirar,ouvir,falar...). O Ego só pode nascer do id.Quando um bebê vai crescendo e tornando-se consciente de sua própria identidade,esse ego vai sendo construído.Ele capta a informação do mundo sensorial mas a energia mental que o organiza vem do id.A árvore é o id,a sua casca é o ego.A casca vai protege-la,porém a árvore(Id) é quem forneceu a energia(matéria)para criar a casca.O ego é uma criação do id para reduzir a tensão e aumentar o prazer.
O id envia impulsoa e cabe ao ego acolhê-los e direcioná-los de modo que a pessoa encontre soluções menos inconsequentes e mais coerentes com a realidade.
O Superego:Esta estrutura se desenvolve à partir do ego e não do id(Inconsciente).Nele habita os códigos morais,modelos de conduta e percepções que constituem as inibições da personalidade.Age para restringir,proibir,julgar e avaliar.No superego de uma criança está o mesmo conteúdo do superego de seus pais,tornando-se o veículo da tradição e julgamentos de valores transmitidos de geração em geração.
Fonte:Teorias da Personalidade.James Fadiman,Robert Frager.Ed.Harbra.
Vamos examinar algumas ações e avaliar se ela é racional(Ego) ou inconsciente.
Uma jovem recém formada em direito,anseia por obter sua numeração emitida pela instituição responsável para tal,mas é preciso realizar uma prova,diante da situação ela não atinge a pontuação necessária,frustrada em seu empenho cai à chorar,gritar,esmurrar a parede....Inconsciente ou consciente?
Dois grupos de torcedores vão ao estádio ver seu time jogar.Um dos times perde,e a torcida que representa o time perdedor inicia um ataque aos toecedores do outro time,praticam espancamento,chute,socos,palavrões,batem com objetos,esfaqueiam,atiram pedras,bombas caseiras,destrõem carros e geram intimidações...Inconsciente ou consciente?
Um paciente obeso realiza uma cirurgia de redução de estômago,porém,levanta de madrugada para comer algo guardado na geladeira.O paciente relata que mesmo após a cirurgia continua sentindo muita compulsão em comer...Inconsciente ou consciente?
Uma criança de seis anos de idade tem que dividir a atenção de seus pais com o irmão recém nascido.A mãe deixa o recém nascido na cama e vai preparar a mamadeira e pede para a criança cuidar por alguns minutinhos do irmãozinho,minutos depois a mãe entra no quarto e vê o recém nascido caido no chão,a criança explica que o bebê chorava muito,então o acolheu no colo com o propósito da fazê-lo parar de chorar,porém,o recém nascido caiu(jogou) de seus braços...Inconsciente ou consciente?
Um homem de 40 anos de idade chega em sua casa todas as noites alcoolizado atormentando a paz dentro da casa,iniciando uma discussão e evoluindo para agressão física.Inconsciente ou consciente?
Um adolescente cheira cocaína todos os dias,seu corpo dependente das substâncias dá sinais de efeito colateral,seu rendimento cai,sua memória é prejudicada.A quantidade ingerida precisa ser maior,porém,o gasto também aumentará,passa então a cometer roubos,vai preso,comete assassinato...Inconsciente ou consciente?
Aonde está o id estará o ego.Se a pulsão original(id) não for reprimida é da "responsabilidade" do ego usar do intelecto para encontrar e direcionar atitudes seguras e adequadas de satisfação.Se o ego é fraco o intelecto sustentará essa fraqueza.Se o ego for forte,o intelecto também o será.
Quando todos vivenciarem um processo psicanalítico ou psicoterápico poderemos dar um salto significativo para uma nova estrutura tão almejada de uma nova organização social.

 

Voltar